Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin

O escritório de arquitetura Urban Agency acaba de apresentar um icônico projeto de torre em estrutura de madeira para história orla de Dublin, Irlanda. Alcançando uma altura total de 18 pavimentos, o projeto chamado de Dock Mill foi concebido como uma espécie de publicidade para o escritório em busca de estabelecer a sua presença no contexto nacional e internacional. Além disso, a proposta apresentada pela equipe procura reverenciar o passado industrial da antiga área portuária de Dublin, buscando inspiração na arquitetura e história do lugar.

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 2 de 5Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 3 de 5Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 4 de 5Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 5 de 5Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Mais Imagens

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 2 de 5
Cortesia de Urban Agency

Conceitualmente, o projeto da estrutura de madeira do Dock Mill faz referência à própria origem do material: a árvore. “Fincando suas raízes na estrutura existente do moinho, o projeto da nova torre procura respeitosamente construir um diálogo com seu alicerce histórico, apropriando-se da arquitetura do passado para construir um nova visão de futuro.” Como que coroando a silhueta do antigo moinho, a estrutura de madeira do edifício vai se sucedendo em altura como os ramos de uma árvore, extrudando o volume do moinho e apoiando-se sob uma espécie de tronco estabelecido pelo volume da caixa de escadas e elevadores.

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 3 de 5
Cortesia de Urban Agency

Comentando sobre a escolha dos materiais, a equipe observa que, “a estrutura em madeira tem sido utilizada há milhares de anos como um dos principais materiais construtivos, entretanto, a madeira esteve por muito tempo relegada a um segundo plano. A sustentabilidade, flexibilidade, transportabilidade e a própria beleza deste material está lentamente re-introduzindo a madeira como um material indispensável para o futuro da arquitetura. Inspirando pelas qualidades da madeira, o projeto do Dock Mill pretende ser um projeto altamente sustentável em diversas escalas.”

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 5 de 5
Cortesia de Urban Agency

O projeto do Dock Mill foi concebido para abrigar tanto escritórios (na nova torre de madeira) quanto apartamentos (na estrutura existente do antigo moinho). Acolhendo uma enorme diversidade de tipologias, o projeto procura criar espaços multifuncionais e flexíveis para que os mesmos possam ser facilmente adaptados no futuro se assim for necessário. O projeto de Dock Mill também contempla a execução de um novo passeio público para pedestres que pretende reconectar a antiga orla de Dublin com o centro da cidade. Materializada como uma torre de vidro, o Dock Mill se utiliza de uma fachada dupla para transparecer o seu conteúdo e estrutura.

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin - Imagem 4 de 5
Cortesia de Urban Agency

Comentando sobre suas decisões, a equipe afirma que “a escolha pela estrutura de madeira de origem sustentável apresenta uma vantagem óbvia em relação a outros materiais e soluções construtivas. Como um material leve e fácil de transportar, ele reduz a pegada de carbono do edifício e permite amplas soluções de pré-fabricação, tornando o processo de construção mais rápido e econômico. Além disso, estas qualidades técnicas, quando somadas à tradição construtiva que ela carrega consigo, fazem da madeira a solução perfeita para um projeto que se pretende inovador e respeitoso para com o patrimônio histórico, transparecendo todo o potencial de um projeto de revitalização integrada do histórico porto de Dublin.”

Via Urban Agency

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin" [Urban Agency Designs Iconic Harbor Tower for Dublin] 09 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954468/urban-agency-apresenta-projeto-iconico-para-o-historico-porto-de-dublin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.